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História da Coeduc – Vitória da Conquista

Na década de 1990, vivemos um aumento consideravelmente de cooperativas no Brasil. Em um cenário de crise econômica, os trabalhadores buscavam por alternativas de geração de trabalho e renda. Neste período, as cooperativas brasileiras cresceram consideravelmente, saindo de 4.666 cooperativas registradas no Departamento Nacional de Registro Comercial (DNCR), para 20.579 cooperativas, em 2001.

Foi nesse contexto que em 1991, em Vitória da Conquista, começou a se discutir uma cooperativa educacional na qual se associariam os cidadãos descontentes com os altos valores cobrados pela educação local. Mas a primeira reunião para realmente discutir o projeto só aconteceu em 22 de janeiro de 1992, contando com cerca de trezentas pessoas que buscavam uma educação de qualidade com menor custo.

Na ocasião, também foram escolhidos os componentes da mesa diretora e apresentado os objetivos da cooperativa. De forma rudimentar, os interessados já se tornaram cooperados pagando a sua cota.

Desta forma, a Coeduc surgiu como uma cooperativa que contrataria professores para zelarem da educação de seus filhos. Esses profissionais foram escolhidos criteriosamente através de uma seleção com banca examinadora composta por professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sob supervisão de Dona Maria do Carmen Couto.

Durante os primeiros anos, a COEDUC não dispunha de espaço físico próprio. Por isso, alugou um espaço da Fundação Educacional de Vitória da Conquista (FAMEC), e a reforma desse espaço, bem como a compra do primeiro mobiliário, foi realizada com o investimento de todos os sócios.

Mas essa situação não durou por muito tempo. Foi durante a gestão do primeiro presidente da Coeduc, o senhor Carlos Hitamar Marques (1992 a 2004), que conseguiu-se comprar o terreno e erguer o prédio da cooperativa, situado na Rua Guilhermino Novais, bairro Recreio, com recursos oriundos do Ministério da Agricultura juntamente com recursos dos associados.

Com o passar do tempo, os pais fundadores da cooperativa se ausentaram da escola, à medida que seus filhos se formavam. Já os pais dos novos alunos não tinham interesse em se tornar associados, utilizando os serviços educacionais apenas como clientes. Desta forma, a Coeduc foi reconfigurada como uma cooperativa de professores.

Em junho de 2013, os cooperados perceberam a necessidade de se reposicionar e revitalizar a instituição, aumentando a credibilidade junto a sociedade como uma instituição de ensino de qualidade com um preço justo, através de um novo projeto político-pedagógico. E nessa busca constante, no final de 2018, a Coeduc investiu num redesenho da marca, tornando-o mais moderno e alinhado as novas realidades da escola.

Atualmente, além da grade curricular estipulada pelo Ministério da Educação (MEC), a Coeduc também oferece formação complementar aos seus alunos, com aulas de robótica para os alunos do 6o e 7o ano do Ensino Fundamental II, além de projetos educativos e culturais para todas as turmas.

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