FALE CONOSCO

77 3425-7599

Projetos

Marco Cultural

O Marco Cultural apresenta-se como um instrumento de socialização no ambiente escolar, o desenvolvimento do projeto é coletivo e envolve de forma direta todos os estudantes, professores e o corpo administrativo da Instituição. O Marco Cultural é também um elemento de valorização das mais diversas formas de construção do conhecimento. Através do projeto os estudantes são estimulados a refletir sobre os temas trabalhados em sala de aula, bem como refletir sobre os temas que atravessam a sua vida cotidianamente. A metodologia sociointeracionista que abraçamos enquanto Instituição, pontua que a vivência em sociedade é essencial para a transformação dos alunos. Esse entendimento pressupõe que o conhecimento no âmbito escolar é construído de maneira progressiva e integrada com os demais espaços de socialização que fazem parte da vida dos estudantes. Nesse processo de construção do conhecimento, buscamos que os nossos alunos tenham um papel ativo em sala de aula e também fora dela, e ao estimular o desenvolvimento de projetos temáticos como o Marco Cultural, temos como objetivo trabalhar a autonomia, a curiosidade e a vontade de aprender em nossos alunos. Cada ano o projeto possui uma temática diferente, nesse ano letivo de 2019, o XXVII Marco Cultural do Colégio Interativo– COEDUC terá como tema central a Cultura Brasileira – Viva a nossa diversidade. Esse tema foi escolhido por nossos alunos, em um processo democrático. A participação dos estudantes na escolha do tema foi crucial para determinar que existe uma necessidade de buscar conhecer e aprofundar as reflexões sobre a cultura brasileira, que é rica, complexa, carregada de sentidos, de histórias, e também de muita resistência para se fazer diversa. O Marco Cultural se configura como projeto temático de uma unidade. É um projeto interdisciplinar e terá uma pontuação em cada disciplina. O evento esse ano, aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, na escola e no Clube da Caixa Econômica e envolveu todos os estudantes do ensino fundamental II e ensino médio.

COEMUSIC

O COEMUSIC apresenta-se como um instrumento de manifestação cultural no âmbito escolar, através do qual, é possível trabalhar temas relacionados às disciplinas bem como os temas transversais. Desta maneira, a multiculturalidade existente na sociedade é trabalhada num espaço maior dada a sua importância. Nele, os alunos representam as diversas manifestações culturais e sociais por meio do teatro, do canto e da dança. Nesse ano de 2019, O COEMUSIC, teve como tema central: CINEMA – O despertar das emoções. Através do universo da arte, utilizando os recursos das artes visuais, da dança, da música, e do teatro, vamos exaltar as emoções que o cinema desperta nas pessoas. São os filmes que encantam, assustam, que fazem chorar, que fazem sorrir,que fazem pensar, que fazem dançar, que fazem viajar e que fazem se apaixonar. O projeto foi pontuado em todas as disciplinas na II unidade e contou com a participação dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Os objetivos do COEMUSIC são: • Incentivar o contato com a arte, através da música, do teatro, da dança e das artes visuais. • Construir sentidos sobre os elementos artísticos que são essenciais no processo de formação integral dos indivíduos. • Trabalhar os sentimentos e as suas diversas formas de expressão. • Oferecer espaço para que os alunos criem e se expressem, conhecendo a sua subjetividade e fortalecendo a sua autoestima. • Incentivar o cooperativismo e a valorização do trabalho em grupo.

MOSTRA CIENTÍFICA

A demanda por práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado dos estudantes é uma questão sempre pautada no ambiente escolar. Dentre elas, nos deparamos com a proposta do uso do método científico e a elaboração de pesquisa científica em sala de aula. Essas atividades proporcionam aos alunos a aquisição de novos conhecimentos, o desenvolvimento do pensamento lógico e incentiva a busca por resolução de problemas. A mostra científica é um projeto interdisciplinar e envolve todo o corpo docente e discente, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, da nossa Instituição. A proposta da Mostra Científica para o ano de 2019 é pautada no fazer científico em todas as áreas de conhecimento. Partindo do pressuposto que devemos superar a utilização do termo “Ciência” apenas para o conjunto de saberes que tratam do componente curricular de Ciências Naturais, chegamos à conclusão de que o termo “Ciência” é muito mais abrangente e envolve todas as áreas, visto que formam o conjunto de conhecimentos científicos já consolidados, que constituem os conteúdos da base nacional comum.

JOGOS INTERCLASSE

O ambiente escolar é um local de aprendizado e conhecimento, por isso, para motivar os alunos a vivenciarem essa Educação que vai além da sala de aula, é necessário inovar com projetos, atividades e eventos que integrem as turmas.
Os Jogos Interclasse, com o objetivo de criar um convívio social, saudável e interativo para nossos alunos. Os Jogos Interclasse são atividades esportivas, nas modalidades de futsal e baleado, aplicadas entre os alunos de classes/séries diferentes, no intuito de promover um momento de lazer e integração entre os alunos.

Copyright © 2019. COEDUC - Colégio Interativo. Feito com e por NED Digital