FALE CONOSCO

77 3425-7599

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Interativo Coeduc, é sóciointeracionista, com ênfase no social. Os estudos de Vygotsky sobre o aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade: “Na ausência do outro, o homem não se constrói”.

Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor, ou seja, homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Para ele o que interessa é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa. Outro conceito da teoria é a mediação, onde toda a relação do indivíduo com o mundo e feita por meio de instrumentos técnicos e da linguagem, que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.

Para a nossa instituição, todo o aprendizado deve ser mediado, tornando o papel do professor e do ensino mais determinante e ativo, onde a escola facilita um processo que é conduzido pelo aluno.

Para Vygotsky, o ensino deve antecipar para o aluno o que ele ainda não sabe, e nem é capaz de aprender sozinho. Definindo assim um dos seus principais conceitos, a zona de desenvolvimento proximal, que é o caminho entre o que o aluno consegue aprender sozinho, e o que ele está perto de conseguir fazer sozinho. O objetivo fundamental é ajudar a preparar o aluno para administrar a informação e não simplesmente acumular dados. É ensinar a aprender a aprender, isto é, ensinar a estabelecer relações significativas no universo simbólico constituído de nomes, datas, definições, fórmula e procedimentos.

Todo conhecimento é uma construção que o sujeito faz a partir das interações com o mundo físico e social de seu contexto. Na Escola o apoio a essa construção é mediada pelo professor. Cabe a ele a função de criar condições mais favoráveis à aprendizagem do aluno. Todo conhecimento é uma produção social e, portanto, um conjunto de verdades relativas que se modificam em função do desenvolvimento das sociedades e dos recursos tecnológicos disponíveis. “Socio-interacionista: interação dos seres humanos com seu meio ambiente”.

Nossa proposta pedagógica está dentro desses princípios norteadores da necessidade do nosso educando e da sociedade atual.

Sistema de Ensino

O Colégio Interativo COEDUC trabalha com Sistema de Ensino Ari de Sá SAS. Fundado em 2004, o SAS é uma plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços de excelência para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o país. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o SAS oferece às suas escolas parceiras soluções educacionais, como livros didáticos, consultoria pedagógica e produtos que integram tecnologia e conteúdo pedagógico.

Para saber mais acesse:
www.saseducacao.com.br

Copyright © 2019. COEDUC - Colégio Interativo. Feito com e por NED Digital