A proposta pedagógica do Colégio Interativo Coeduc, é sóciointeracionista, com ênfase no social. Os estudos de Vygotsky sobre o aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade: “Na ausência do outro, o homem não se constrói”.
Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor, ou seja, homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Para ele o que interessa é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa. Outro conceito da teoria é a mediação, onde toda a relação do indivíduo com o mundo e feita por meio de instrumentos técnicos e da linguagem, que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.
Para a nossa instituição, todo o aprendizado deve ser mediado, tornando o papel do professor e do ensino mais determinante e ativo, onde a escola facilita um processo que é conduzido pelo aluno.
Para Vygotsky, o ensino deve antecipar para o aluno o que ele ainda não sabe, e nem é capaz de aprender sozinho. Definindo assim um dos seus principais conceitos, a zona de desenvolvimento proximal, que é o caminho entre o que o aluno consegue aprender sozinho, e o que ele está perto de conseguir fazer sozinho. O objetivo fundamental é ajudar a preparar o aluno para administrar a informação e não simplesmente acumular dados. É ensinar a aprender a aprender, isto é, ensinar a estabelecer relações significativas no universo simbólico constituído de nomes, datas, definições, fórmula e procedimentos.
Todo conhecimento é uma construção que o sujeito faz a partir das interações com o mundo físico e social de seu contexto. Na Escola o apoio a essa construção é mediada pelo professor. Cabe a ele a função de criar condições mais favoráveis à aprendizagem do aluno. Todo conhecimento é uma produção social e, portanto, um conjunto de verdades relativas que se modificam em função do desenvolvimento das sociedades e dos recursos tecnológicos disponíveis. “Socio-interacionista: interação dos seres humanos com seu meio ambiente”.
Nossa proposta pedagógica está dentro desses princípios norteadores da necessidade do nosso educando e da sociedade atual.